top of page
sausenfelipe

Soulslike não me pegou

Quero começar dizendo que nunca cheguei a jogar de fato um Soulslike, acompanhei, tentei gostar e não me atraiu, não me fez querer jogar nenhum pouco, então essa é uma opinião de fora que pode sim sofrer alterações. Dito isso, vamos em frente 

 

Qual a intenção dos Soulslike, além da dificuldade? Pelas pouquíssimas vezes que joguei e pessoas que acompanhei, tem uma mecânica repetitiva de rolar e atacar, incluindo uma dificuldade imensa em avançar ou até mesmo enfrentar simples inimigos. 

 

É claro, eu sou um “jogador casual”, jogo pra me divertir e curtir aquele jogo específico, sua história e afins. Eu não jogo no hardcore, give me no mercy, punitivo, realista ou seja lá qual for o nome dado, porque isso tira o que é mais importante PRA MIM: diversão. Eu não quero morrer 37 vezes no mesmo lugar pra passar um desafio. Talvez seja um trauma de infância quando morrer era reiniciar no início, quando muito, no meio de uma fase ou missão. Hoje recomeçamos até mesmo no fim da mesma, com diversos checkpoints, o que pra mim é muito vantajoso. 

 

O que eu quero dizer é que não me pega um jogo que eu preciso ser melhor que 70% de uma comunidade inteira pra poder superar um desafio com mais tranquilidade. Sim, como falei, sou um jogador casual, não quero mais dificuldade que o necessário pra ser um desafio aceitável. E os diversos Soulslike não me proporcionam isso, o que eles me proporcionam é justamente o contrário: um desafio irritante que vai me fazer passar mais raiva do que me divertir realmente, e disso já tive durante 9 anos com League of Legends, estou satisfeito já. 

 

E tem mais, a comunidade do jogo, pelo menos a parte que tive contato, é extremamente chata com seus “lemas” de “só zerou se foi com uma adaga de 2 de dano sem poder desviar pulando num pé só enquanto joga com uma mão só”. Isso desanima completamente novos jogadores do estilo, como eu. Talvez por isso eu nunca tenha dado uma chance real para nenhum jogo do gênero. É extremamente irritante tu pedir ajuda e te julgarem porque está tendo dificuldade em um chefe mais “fácil”. 

 

Mas eu não concordo com o que dizem de que o jogo precisa de um “modo fácil”, o jogo foi feito pra ser jogado dessa maneira, assim como todos possuem uma dificuldade padrão pra serem jogados. Talvez não seja o melhor exemplo, mas ninguém pede uma maior ou menor dificuldade em GTA, RDR e outros que tem dificuldade única, porque não precisa. Um jogo é também uma forma de contar uma história, e a dificuldade padrão foi criada justamente pensando em como os criadores pensaram em contar essa história, ou alguém pede mais dificuldade em um filme, teatro ou livro? Um jogo é também uma narrativa, e ela precisa ser respeitada. 

 

Enfim, como falei, é apenas uma opinião pessoal do porque eu não gosto nem nunca tentei encarar um Soulslike, ela pode ser alterada, é claro. E para isso, siga as redes do site para que possamos debater sobre isso @jogodamente no Twitter e Bluesky ou no link no fim da página. 

 

Mais uma vez, uma boa tarde e que fiquemos todos bem. 

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page