top of page
sausenfelipe

Concord: o ET moderno

 

Todos vocês já conhecem Concord, o novo exclusivo da Sony que será encerrado dia 06 de setembro. Um grande fracasso vindo de uma das maiores, quiçá a maior, empresas de jogos existentes hoje no mercado. Mas o que levou a Sony a fazer um fracasso a nível de ET: the Extra-Terrestrial para Atari 2600 lançado em 1982? 


Pra falar de Concord, precisamos falar da Firewalk Studios, uma pequena empresa focada em multiplayer que foi adquirida em 2023 pela PlayStation. Logo após a aquisição, a Firewalk já trabalhava em um jogo para “ajudar a PlayStation” nesse mercado de jogos Live Service, que já havia tentado esse caminho com The Last of Us e Uncharted ainda no PS3, e mais recentemente com o Spider-Man, cancelado. 


A verdade é que ninguém esperava esse caminho da Sony, nem mesmo quer um Live Service da empresa, que cresceu vertiginosamente nos últimos anos contando histórias excepcionais como o já citado The Last of Us e God of War (esse que vem desde o PS2 bem sólido no mercado). 


O Davy Jones (@DavyJonesRJ) falou em seu vídeo e eu preciso concordar com ele, a Sony tem tudo pra se aproximar do que a Nintendo faz hoje, ignorando as tendências e criando seu mercado com base em exclusivos e console, como já é majoritariamente conhecida pelos seus grandes exclusivos do passado. 


Infelizmente sabemos que a ordem veio de executivos que fingem conhecer o mercado e querem a todo custo surfar numa onda que não cabe para uma empresa do calibre da PlayStation, da Sony. Querem uma fatia de um mercado que hoje já não tem mais espaço e que em breve tende a saturar em alguns anos, restando alguns poucos títulos já consolidados hoje. 


Aqui já é uma opinião pessoal minha, mas Concord no futuro será conhecido como hoje conhecemos o jogo ET de 1982, a única diferença é que não será enterrado no chão como as cópias de ET foram no passado. 

 

Mais uma vez, uma boa semana e fiquem bem. 

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page