Não é novidade pra ninguém que as músicas em jogos são extremamente importantes pra imersão e até mesmo diversão dentro de um jogo ou missão especificamente.
Exemplo disso é a missão “Kick the Hornet’s Nest”, em Far Cry 3, a qual precisamos queimar uma plantação de maconha e o que seria dela sem a música “Make it Bun Dem” do Skrillex & Damian Marley? Ou de Tony Hawk 2 sem No Cigar, do Millencolin, ainda lá no Play 1. E se voltarmos ainda mais temos as memoráveis músicas e efeitos sonoros de Mario, Zelda e outras relíquias do nosso mundo gamer. É indiscutível a importância que a música traz para os jogos e que hoje não conseguimos nos imaginar jogando algo sem uma trilha sonora.
Sem falar nas rádios de GTA, que a Rockstar sempre se empenha pra trazer músicas excelentes para os jogos, mesmo as rádios menos memoráveis ainda são muito boas. Claro que GTA San Andreas ainda ocupa o posto de melhores rádios dentro da série. Até hoje ainda abro o jogo pra dar uma volta pelo interior ouvindo K-Rose ou fazer algumas corridas ao som de Radio-X ou a Radio Los Santos.
Mas não é só de trilhas sonoras in game que a música se faz presente. Quem aqui não tem uma música ou até mesmo playlist pessoal pra algum jogo. Eu, por exemplo, sou um grande fã de Raul Seixas e passei horas explorando o mapa de de Final Fantasy XII, principalmente Nam-Yensa Sandsea. Até hoje tem músicas do Raul que ouço e vejo exatamente o caminho que fazia enquanto explorava o mapa.
Ainda em Raul, mas mudando para Medal of Honor: Allied Assault, lembro muito da primeira vez que joguei, lá em 2007/08, ouvindo a coletânea que eu tinha gravada no pc, começava com O Dia Em Que a Terra Parou e seguia com Maluco Beleza, lembro exatamente descendo do caminho na primeira missão e ouvindo essas músicas pra mim que hoje são nostálgicas não só por conta da música dele em si e de rolês que dei durante a juventude, mas também por inúmeras horas de jogos e músicas que tenho.
A música é fundamental para nossa experiência dentro de um jogo e mesmo que não seja uma música como nas rádios de GTA ou músicas feitas para o jogo como Make It Bun Dem, ainda temos trilhas sonoras instrumentais memoráveis para momentos de missões e isso o GTA V e The Last of Us fazem de forma esplendorosa.
Enfim, poderia passar horas falando sobre isso, mas deixarei vocês refletindo um pouco sobre quais são as playlists pessoais de jogos para vocês.
Uma boa semana e que fiquemos todos bem.
Commentaires